quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PRIMAVERA



PRIMAVERA



      É na primavera que a energia da semente se move em direção ao céu, gerando matéria e fazendo aparecer uma nova forma na superfíie da terra. Por isso se diz que a primavera é o começo, a criação.

      Na primavera a capacidade de criação e realização do ser humano se exprime através da criatividade. Há uma grande energia sexual no ar, se possível conter na primavera, empregando em atividades criativas, o tônus sexual se manterá o ano inteiro.

      Pelos conhecimentos da Medicina Chinesa, a primavera está relacionada ao elemento madeira, onde os quatro outros elementos são: água, fogo, terra e metal. Este elemento fica mais ativo na primavera, portanto mais sujeito a desequilíbrios fígado, vesícula, músculos e tendões, olhos, imaginação.

      E como a primavera é a estação do sabor ácido, ou seja, ele já está no ar, o ideal é reduzir o ácido, aumentar o doce para proteger Terra (estômago, baço, pâncreas), aumentar o sabor picante para moderar Madeira e nutrir Água (rins e bexiga) e caprichar nos alimentos quentes para receber confortavelmente o calor do verão.

____________________________________________________________________________________________________________________________


PARA VOCÊ QUE NÃO TEM VESÍCULA, CUIDE-SE DA MESMA FORMA, VOCÊ AINDA TEM O MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR.


DOCE NÃO É AÇUCAR, É SABOR DOCE: MEL, QUIABO, AMÊNDOA, ETC


ALIMENTOS QUENTES PARA MEDICINA CHINESA SÃO OS DE NATUREZA QUENTE: PIMENTÃO, NOZ MOSCADA, ALHO-PORÓ, ETC


______________________________________________________________________________________________________________


     Se você está tendo insônia, pesadelos, ataques de raiva, irritação, intolerância, mau humor, não consegue relaxar para dormir, olhos vermelhos, está em desarmonia com o elemento Madeira.

     Madeira em harmonia garante a capacidade de coordenação e controle em situações críticas: não deixa você entrar em pânico, desmaiar, enfiar a cara na parede ou o carro no poste, coisas assim. Desorientação, desânimo diante de dificuldades e surtos de desordem motora mostram desarmonia.


CUIDE-SE.


Valéria Morym
Terapeuta Holística
CRT: 45171






Fonte: Manual do Heroi