terça-feira, 28 de agosto de 2012

Tratamento com Floral dos Pássaros


Animais têm consciência

O neurocientista canadense Philip Low ganhou destaque no noticiário científico depois de apresentar um projeto em parceria com o físico Stephen Hawking. Os resultados da pesquisa foram revelados no dia 07/07/20120 em uma conferência em Cambridge. Neurocientistas de todo o mundo assinaram um manifesto afirmando que todos os mamíferos, aves e outras criaturas, incluindo polvos, têm consciência. Low é pesquisador da Universidade Stanford e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), ambas nos Estados Unidos. Ele e mais 25 pesquisadores entendem que as estruturas cerebrais que produzem a consciência em humanos também existem nos animais. "As áreas do cérebro que nos distinguem de outros animais não são as que produzem a consciência", diz Low, que concedeu a entrevista ao site da VEJA.
O que são florais?

O verdadeiro nome é “Essência de consciência”, pois nem todos os florais são feitos de flores e tem o intuito de despertar a consciência para algo. Segundo o Dr. Edward Bach, quem criou os florais, dizia que a doença não é Câncer, HIV, etc., mas sim, mágoa, ansiedade, egoísmo. Ele parte do princípio de que toda doença tem um fundo emocional. Ele também dizia que se sentimos medo, por exemplo, não adianta querermos lutar contra. É exatamente aí que entram os florais (ou essências de consciência). Eles agem desenvolvendo no ser a virtude oposta, ou seja, para alguém que sente medo, desenvolve a coragem.
Floral dos Pássaros

É o mais novo Sistema Floral, desenvolvido pela Terapeuta Holística Valéria Morym, ainda em fase de pesquisa e experimentação.
Desenvolvido na Chapada dos Veadeiros, através da consciência dos pássaros e a consciência coletiva de cada espécie, apresento a seguir o Sistema e os convido a participar desta Pesquisa.

 
Tucanuçu (Poço do Xamã):
Tucanuçu é a grande Mãe. Tem aquele poder curativo que só a mãe tem quando dá um abraço, um beijinho no machucado, ou um assopro de amor e tudo vai embora. Ao mesmo tempo, essa mãezona é preocupada com tudo e com todos, quer sempre proteger seus filhos e esta proteção os sufoca. Para as mães que querem seus filhos sempre por perto, para os filhos que querem se libertar e dar o passo para a independência. Para relacionamentos dependentes, para tratar o vínculo afetivo filho-mãe, mesmo em vidas passadas, situações intra-uterinas, ou infância até os dias de hoje. Tucanuçu é o colinho da mamãe para corações carentes. Para pessoas que não sabem dizer não e sua boa vontade sempre é abusada pelos outros. Acalenta os corações nos momentos de dificuldade.

Piriquito-Rei (Poço do Xamã):
Piriquito-Rei é o grande Pai. O grande conselheiro. É o cacique, possuidor de todo o conhecimento da tribo. Junta a todos e leva o ensinamento e a sabedoria necessários para as dificuldades, para enfrentar as doenças, os problemas, clareia a visão, auxiliando a enxergar melhor as soluções, é a luz no fim do túnel. É o paizão que nos ensina a falar, caminhar, andar de bicicleta, cair e levantar, sempre reerguer e reconstruir, ensina a viver, a tocar a vida sozinhos. É o grande libertador de vínculos e cordões umbilicais, bem como é o libertador de cordões que nos liga a outros seres. Para as inseguranças.

Siriema (Raizama):
Linda e poderosa Siriema, nos presenteia trazendo a Sabedoria Divina, o discernimento em todas as situações, a Luz Dourada para a tomada de decisões. Para os confusos, para os indecisos, para os que não sabem qual lado seguir. Para os estudantes que precisam se decidir por uma profissão. Para os profissionais que trabalham em uma determinada profissão, mas no fundo do coração, gostariam de ter outra. Para os que pensam em mudar de cidade, estado ou país, mas ficam pensando indecisos e não realizam os seus sonhos. Para os projetos começados e parados. É o auxílio Divino das rápidas soluções.

Anu-Branco (Raizama):
É a criança feliz do Sistema Floral dos Pássaros. Cura a nossa criança interior. Trata todas as feridas e traumas da infância. Para pessoas muito sérias, que necessitam da energia da criança para amolecer seus corações. Alegria Divina para acalentar corações tristes e deprimidos. Para traumas e situações de choques emocionais, o Anu-Branco acalma, auxiliando sempre a enxergar o lado bom das coisas, que em tudo temos um aprendizado. Nos trazendo de volta o otimismo e a felicidade pura. Amolece o coração dos durões.

Fogo-Apagou (Vale da Lua):
Nos traz destreza. Jogo de cintura para as situações do cotidiano. Faz limpeza de miasmas e purificação emocional, mesmo nas camadas mais profundas. Solta couraças emocionais e desbloqueia limpando os chakras, aura, corpos sutis e emocional. Nos conecta ao Mental Superior. Para os que se sentem passados para trás, traídos. Para as personalidades que precisam sempre levar vantagem, Fogo-Apagou os equilibra.

Beija-Flor-de-Orelha-Violeta (Vale da Lua):
Corta toda a negatividade física, energética, espiritual e ambiental. Transmuta todas as energias e todas as coisas. Transforma as situações. Nos presenteia com sua orelha e energia violetas, enviando tudo para o Fogo da Transmutação. Como uma serra, elimina de uma vez, karmas e situações que não queremos mais em nossas vidas. Com seu lindo canto, transmuta tudo e permanece em nós apenas o Divino, a Luz, o belo, o amor e a harmonia.

Caracará ou Carcará (Vale da Lua):
Poderoso Carcará, nos protege de todas as energias deletérias, protege nossas casas e nossos bens, é o guardião que carrega dentro do coração sorte e felicidade plenas, nos auxliando a alcançar nossos objetivos com proteção Divina, segundo nossos merecimentos. Nos ilumina com esta sorte e felicidade, nos auxiliando a ter uma vida mais plena e mais completa e nos ajuda a conquistar o que desejamos. Para os que precisam de sorte e Poder de Realização com muita Proteção e Luz.

Alma-de-Gato (Almécegas I):
Nos traz forças para continuar. Trabalha medos e traumas, depressão e Síndrome do Pânico. Alma-de-Gato nos traz coragem e força para enfrentar as situações. Para os que vão para uma entrevista, uma prova, uma conversa ou reunião importante e sentem-se inseguros, ansiosos, ou com medo. Trata os medos vivenciados em vidas passadas, vida intra-uterina ou na infância até os dias de hoje, nos devolvendo toda a coragem. Também trata medos em situações específicas, como um assalto ou fobias. Para os medos conhecidos ou desconhecidos.

Gavião-Caboclo (Almécegas I):
Trata os amargores de dissabores da vida. Trata todas as raivas sentidas e vivenciadas em vidas passadas, vida intra-uterina, infância até os dia de hoje, devolvendo a serenidade ao coração. Para pessoas rancorosas, que não conseguem perdoar ou compreender as aitutdes do outro e ficam remoendo. Para os que pensam o tempo todo na pessoa, na raiva sentida, na injustiça e desrespeito sofridos, Gavião-Caboclo acalma, traz a serenidade e paz de volta às mentes, emoções, espíritos e corações sofridos. Para os que sempre se colocam no papel de vítimas, para os coitadinhos-de-mim. Gavião-Caboclo nos traz a sabedoria de que somos responsáveis por todos os nossos atos e tudo o que acontece em nossas vidas, e que tudo é para nossa evolução.

Arara-Vermelha (Almécegas I):
Trata os relacionamentos. Para os que não conseguem encontrar um par ideal e estão sempre repetindo padrões em relacionamentos tóxicos. Para o relacionamento que não anda bem, Arara-Vermelha nos devolve a conexão limpa, para termos de volta em nossos corações o mais puro amor incondicional, tratando todas as situações antigas do relacionamento, ou de relacionamentos passados, também de vidas passadas, trazendo a paz de volta ao casal. Arara-Vermelha põe um fim na crise e na fase de discussões. Trata ainda situações vivenciadas com os pais e que refletem em sua vida afetiva. Arara-Vermelha é o amor puro e incondicional, a generosidade, cumplicidade e compreensão.

Noivinha-Branca (Almécegas II):
É a energia feminina do Sistema Floral dos Pássaros. Nos traz de volta a feminilidade, o equilíbrio das nossas emoções, o equilíbrio entre razão e emoção. Nos traz de volta a delicadeza feminina, o amor próprio e a auto-estima. Para as mulheres que não se cuidam mais, para as que se endureceram por causa das situações vividas, para as que estão deixando sobressair o seu lado masculino para se protegerem. Também trata os homens duros, rudes e insensíveis, trabalhando o seu lado feminino. Trata todos os desequilíbrios hormonais, de ciclo e de dificuldade de engravidar. Noivinha-Branca é o auxílio puro para a alma feminina. É o auxílio para grávidas e problemas na gravidez. Trata e evita depressão-pós-parto. É o ombro amigo e a calma para as noivas ansiosas.

João-de-Barro (Portal da Chapada):
João de Barro é o refazedor. Refaz nossas energias, revitaliza, reconstroi o que foi perdido, roubado de nós, refazendo nossas células e dupla hélice de DNA. João-de-Barro é o ombro amigo para tratar as preocupações em vidas passdas, vida intra-uterina, infância até os dias de hoje, nos dando as boas vindas para recebermos o novo. Aberturas de caminhos. Para os que foram roubados e precisam se reerguer. Para os que perderam tudo em catástrofes. Para os que estão sem chão pelo fim de um relacionamento. Para os que mudaram de emprego, cidade, estado ou país. Para os que perderam um ente querido. João-de-Barro nos auxilia a nos reerguer, nos refazer e continuar em frente com força com as nossas vidas, sem ficarmos presos e preocupados com o que já foi ou com o que virá.

Gavião-Pedrês (Salto II - Parque Nacional):
Gavião-Pedrês vem para amaciar as pessoas rígidas. Rígidas consigo próprias e com os outros. Para pessoas que exigem perfeição em tudo o que fazem e também acabam exigindo a mesma perfeição de outras pessoas. Esse comportamento as torna muito ansiosas e acabam desenvolvendo Síndromes de Ansiedade, rigidez no corpo, principalmente coluna. Gavião-Pedrês equilibra esta personalidade, nos trazendo a compreensão de que ninguém é perfeito e toda caminhada é de aprendizado, acalmando ansiedades, tratando ainda as doenças já instaladas no físico.

Guaracava-de-Topete-Uniforme (Salto II - Parque Nacional):
Guaracava vem para o grande auxílio às mães trazendo à luz a compreensão da situação como um todo de sua gravidez e materninade. Trata os sentimentos de rejeição em vidas passadas, vida intra-uterina, infância até os dias de hoje, quer seja dos pais, irmãos, amizades ou relacionamentos, equilibrando e devolvendo a auto-estima e o amor próprio. É o grande auxílio para as mães que engravidaram, mas não se programaram, não se planejaram. Trata também o pai, o feto, ou as pessoas, depois que nasceram, mas foram rejeitadas, acalentando os corações e trazendo à compreensão de que tudo que acontece, acontece exatamente como, quando e porque tinha que acontecer e tudo é sempre para nossa evolução.

Pica-Pau-Verde-Barrado (Corredeiras - Parque Nacional):
Pica-Pau-Verde-Barrado é o auxílio dos corações tristes, que passaram por dissabores e não entendem porque aconteceu aquilo com eles. Trata todas as tristezas em vidas passadas, vida intra-uterina, infância até os dias de hoje, trazendo luz, sabedoria e compreensão à esses corações que sofreram, à essas pessoas sensíveis, tratando ainda as doenças instaladas no físico, até o mais profundo, retirando, trazendo à tona para a compreensão do seu caminhar, aprendizado e evolução, retirando todas as tristezas tratando a depressão, as incompreensões e desalentos. Traz a paz e a saúde, a harmonia de volta para nossos corações.

 
Valéria Morym
Terapeuta Holística
CRT: 45171

quinta-feira, 15 de março de 2012

Benefícios do Óleo de Côco


Leite de coco, picolé de coco, doce de coco, cocada, cuzcuz doce, tapioca… A tradição culinária brasileira é cheia de usos do coco. Mas vocês já ouviram falar das propriedades do óleo dessa fruta?


O óleo de coco é obtido a partir da prensagem da carne do coco maduro, que pode ser fresco ou seco. É rico em substâncias antioxidantes e apresenta propriedades funcionais, conferindo diversos benefícios à saúde.

O óleo de coco pode auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo, além de causar saciedade. Auxilia também na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Além de sua ingestão ser benéfica ao organismo, o óleo de coco também pode ser utilizado com finalidades cosméticas sem conservantes e/ou substâncias químicas alergênicas.

Garante o aporte de antioxidantes na pele, atua como excelente hidratante, promove melhora da elasticidade cutânea, confere à pele uma aparência mais jovem e sadia e reduz danos capilares em diversos tipos de cabelos. Pode ser massageado diretamente sobre a pele, diariamente, principalmente para peles mais secas. Seu uso também é sugerido para prevenção de estrias que ocorrem por conta da gestação

De uma maneira geral, não possui contraindicações quando consumido em uma quantidade de 30-45ml/dia (2 a 3 colheres de sopa). Recomenda-se começar seu consumo com uma pequena quantidade (equivalente a ½ colher de sopa) e ir aumentando o consumo gradualmente. O consumo excessivo pode levar a enjôo e mal estar.

Pode também ser utilizado para finalizar pratos quentes. É o tipo ideal de óleo para dar sabor e aroma suaves a pratos como arroz e peixes.

Benefícios :

Queima calorias

Facilmente absorvida pelo organismo, a gordura do fruto é transformada em energia pelo fígado, elevando o processo conhecido como termogênese. Na prática, isso significa o aumento da produção de calor corporal. O resultado? Acelera a queima de calorias!

Tira a fome

O óleo de coco facilita a ação da insulina, hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no corpo. Assim, garante saciedade por mais tempo, ajuda na manutenção após a perda de peso e tira a vontade de comer doces e carboidratos.

Elimina a gordura O alimento natural aumenta a função da glândula tireoide - responsável pela produção de hormônios que controlam o metabolismo, que é a velocidade com que o corpo queima gordura -, evitando, desta forma, o acúmulo de gordura no corpo. Entre outras doenças, o produto previne contra a obesidade.

Regula a função intestinal

O óleo de coco normaliza o funcionamento do intestino no caso de diarreia ou prisão de ventre.

Previne a osteoporose

Por ser uma gordura saturada, ele também auxilia na incorporação do cálcio na estrutura óssea.

Combate o envelhecimento

Rico em vitamina E e ácido gálico, diminui a produção de radicais livres, protegendo as células.

Protege o coração

Ao aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e baixar os de LDL (colesterol ruim), ajuda no combate a doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Fortalece o organismo

Os ácidos trabalham para aumentar as defesas do corpo, evitando gripes, resfriados e herpes.

Tem ação cosmética

Você pode deixar seus cabelos e a pele do rosto e do corpo mais hidratados com o óleo de coco. Mas, para isso, não adianta ingeri-lo: no primeiro mês, aplique o produto na região escolhida três vezes por semana.Deixe descansar por 30 minutos e enxágue. No segundo mês, aplique o óleo só uma vez por semana.

Teoricamente, o óleo pode ser consumido por qualquer pessoa. Porém, o nutrólogo Mauro Lins recomenda alguns cuidados: "Vítimas de doenças crônicas [como quem tem dor de cabeça frequente] devem consultar um médico antes de ingerir o produto". O mesmo vale para quem sofre de distúrbios graves de aumento de colesterol ou esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).

Fonte: www.mundoverde.com.br e mdemulher

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Leites Vegetais

Leites Vegetais – Alternativa Saudável e Saborosa

Por: Nadia Cozzi

" Não sou muito entusiasta do leite de vaca, pertenço àquela corrente que acha que leite foi feito para bezerros e não para seres humanos. Mas, substituir o leite na alimentação é complicado, pois muitas receitas usam leite como ingrediente e como diz um amigo meu que tem intolerância à lactose, “Daqui a pouco eu vou viver de luz… Não posso comer nada!”

Cá entre nós deve ser complicado para os intolerantes à lactose encontrar alimentos compatíveis. Nada de manteiga, creme de leite, iogurte, queijos, leite condensado… Pesquisei então os leites vegetais, e descobri coisas interessantíssimas. Os industrializados além de lotados de aditivos químicos são caríssimos e fazer em casa, além de divertido (você já ordenhou grãos?) é muito mais econômico.

Vamos lá… Nada de preguiça ou comodismo, você pode ter um leite fresco, gostoso e nutritivo a partir de grãos com propriedades maravilhosas e que fazem muito bem à Saúde. Além disso, ao utilizar uma dessas opções em suas receitas habituais vai conseguir novos sabores."

Leite de Aveia:
O leite de aveia é muito fácil de preparar, só precisamos de uma peneira e um liquidificador e temos um leite bem gostoso e que não interfere no sabor dos alimentos.
Ingredientes:
•2 xícaras (chá) de aveia em flocos Orgânica
•3 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada;
Modo de preparar:
Deixe a aveia de molho na água por uns 10 minutos apenas para amolecer.Bata tudo no liquidificador. Coe e leve para a geladeira. Durabilidade 3 dias.
O leite de aveia é rico em fibras, isento de colesterol e lactose, contém vitamina E, ferro, entre outras vitaminas e minerais. Rico em fitoquímicos, produtos químicos das plantas que ajudam a lutar contra doenças como o cancro, doenças cardiovasculares.

Variações e Sugestões:
Abaunilhado: adicione no liquidificador uma colher de café de essência de baunilha e açúcar orgânico a gosto. Com granola fica muito bom. Com cacau ou na vitamina: adicione 1 colher de sobremesa de cacau em pó e açúcar orgânico a gosto. Se quiser uma vitamina bata com banana.

Receitas salgadas: com o cozimento o leite de aveia tem o mesmo efeito do amido de milho, engrossa.

Que tal um estrogonofe feito com ele? Purês, sopas cremosas, já pensaram que legal poder aumentar as opções de cardápio?Variações de textura: mais ou menos aveia resultará em leites mais ou menos grossos de acordo com o que você precisa para fazer os pratos mais cremosos.

Leite de Inhame:
Assim como o leite de aveia o de inhame é neutro, não interfere no sabor da receita.
Cozinhe um inhame orgânico com casca. Depois de cozido, descasque e bata com uma ou duas xícaras de água de acordo com a textura que preferir. Coe e coloque em uma jarra ou garrafa de vidro. Pode ser adoçado ou saborizado com canela, cacau ou uma fruta de sua preferência.
O inhame é depurativo, desintoxicante e fortalece o sistema imunológico. Rico em amido e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e as taxas de colesterol sangüíneo. Auxilia na digestão e na fermentação do bolo alimentar, portanto no funcionamento dos intestinos. Fonte de Betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e ferro.
Os médicos orientais recomendam a ingestão de inhame para fortificar os gânglios linfáticos. Na Índia, o sistema médico ayurvédico indica para restaurar as defesas orgânicas, principalmente como recurso para combater infecções e tumores.

Leite de Arroz:
Ingredientes
•2 xícaras de arroz orgânico, sem lavar
•10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio
•½ colher das de chá de sal
•½ fava de baunilha ou 1 canela em pau
Modo de preparar:
Leve tudo ao fogo por exatos 15 minutos, não mais que isso. Bata tudo no liquidificador ainda quente no modo pulsar, por 3 vezes rápidas para que não vire uma papa, queremos apenas quebrar os grãos. Se esperar esfriar ele absorve toda a água e teremos um leite muito grosso.
Peneire mexendo o arroz delicadamente apenas para sair o líquido, pronto é só levar à geladeira em um recipiente de vidro. Também neutro.

Leite de Coco
Delícia, de sabor suave pode ser bebido puro ou utilizado em receitas doces e salgadas. Livre de aditivos químicos presentes nos leites de coco industriais e ainda mantém todas as propriedades presentes na água, no fruto e na gordura.
Sua vantagem em relação aos outros leites vegetais é a presença do ácido láurico, existente no leite materno, ajudando a combater infecções e aumentando a imunidade do organismo. Contém calorias, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais minerais, vitamina A,B1,B2,B5,C, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, enxofre, silício. Muito bom para adicionar aos outros leites vegetais para saborizar ou aumentar o rendimento.
Ingredientes:
•1 coco de preferência Orgânico
•900 ml de água mineral morna
Modo de preparar:
Fure o coco e retire a água. Reserve. Quebre o coco e leve ao forno para que a polpa desprenda com facilidade. Retire a polpa com uma faca. Bata por 3 minutos a polpa no liquidificador com a água do coco reservada e mais a água mineral morna. Coe em um pano de algodão e esprema para retirar todo o leite. Guarde a polpa do coco para utilizar em receitas.

Leite feito com frutas oleaginosas
Nozes, amêndoas, avelãs, castanhas do caju ou do Pará…
As frutas oleaginosas são excelentes para combater o envelhecimento celular, ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, potentes antioxidantes, combatem os radicais livres, fontes de cálcio e magnésio.
Modo de preparar:
Deixe de molho durante 8 horas ( de um dia para o outro), ½ xícara de chá das sementes de sua preferência com 2 xícaras de chá de água. Para quem prefere o leite mais doce deixe de molho junto 2 tâmaras sem caroço.
Na manhã seguinte coe em uma peneira as sementes e passe embaixo da água. Bata no liquidificador as sementes (com as tâmaras, se for o caso) com 1 litro de água. Coe a mistura em um pano de algodão e coloque numa jarra ou garrafa de vidro, dura 1 semana na geladeira. Este leite pode ser bebido ao natural ou em receitas que usam leite de vaca.
Algumas dicas importantes:
Os resíduos podem ser aproveitados para fazer sopas, mingaus, pães, bolos e tortas.
Utilize um saquinho e reserve apenas para coar o leite. Tem uma coisa meio lúdica aqui, você estará ordenhando os grãos, uma sensação especial garanto.
Os leites vegetais não podem ser fervidos que talham.

Creme de Confeiteiro:
Sabe aquele creminho que vem dentro de sonhos, carolinas ou nos pães doces. Pois é, ele normalmente é cheio de corantes para ficar com aquela corzinha amarela. Aqui temos um creme na versão sem glúten, corante ou leite. Bom também para rechear e cobrir bolos e tortas.
Ingredientes:
•2 gemas de ovo caipira
•¼ de xícara de açúcar orgânico
•¼ de xícara de farinha ou creme de arroz (veja se não tem o símbolo dos transgênicos como a Arrozina)
•1 e ¼ de xícara do leite vegetal preferido
•1 colher das de chá de baunilha
Modo de Preparar:
Misture as gemas com o açúcar em uma panela grande fora do fogo. Adicione a farinha de arroz, mexendo bem para agregar. Junte o leite vegetal e a baunilha. Mexa até formar uma mistura homogênea. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar e empregue. Pode misturar cacau em pó se desejar fazer de chocolate

Creme de Leite Vegetal
Sempre procurei uma receita de creme de leite caseiro, mas em todas encontrava a famigerada gordura vegetal hidrogenada. Descobri então que para fazer o creme de leite vegetal é só engrossar o leite vegetal de sua preferência, aumentando a quantidade de sólidos na receita (castanhas, amêndoas, aveia etc) e, se desejar que fique mais encorpado ainda, adicionando uma colherinha de agar-agar e outra de azeite de oliva. Bom não é?
Fonte: http://www.coletivoverde.com.br/leites-vegetais/
Fontes pesquisadas:
http://chubbyvegan.net/
http://dietasgsc.blogspot.com/
http://www.amocomidaviva.blogspot.com/
http://cantinhovegetariano.blogspot.com/
Fotos: Egahen 1 / Egahen 2 / Simsik / jc_2086 / NutryMania
Sobre o autor:
Nadia Cozzi ( @nadiacozzi )
Consultora em Alimentação Consciente e idealizadora do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA
Site: http://alimentopuro.synthasite.com/

Meditação em um instante

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A técnica ganha o respeito da medicina e é usada para ajudar no tratamento de câncer, obesidade, dor crônica e doenças cardíacas, respiratórias e psiquiátricas
Cilene Pereira e Mônica Tarantino



Nesta semana, o mundo acompanha, como de costume, as novidades divulgadas durante o congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, conhecido como Asco, o maior e mais importante encontro mundial sobre câncer. Neste ano, entre os destaques mostrados no centro de convenções, em Chicago, um, especialmente, chama a atenção não só pela importância de seus resultados como também pelo simbolismo que carrega. Pesquisadores do MD Anderson Cancer Center – uma das principais instituições do planeta para o tratamento da doença – apresentarão um trabalho no qual relatam como a ioga ajuda a tratar o câncer.

No estudo, realizado com portadoras de tumor de mama submetidas a sessões de radioterapia, ficou comprovado que o método, além de reduzir os níveis de cortisol (hormônio liberado em situações de estresse), melhora o funcionamento do corpo em geral. Entre outros ganhos, as participantes demonstraram maior capacidade de execução de tarefas cotidianas, mas difíceis de ser efetuadas por causa da doença, como subir escadas ou dar uma volta no quarteirão. Também sentiram menos cansaço, dormiam melhor e ainda encontraram uma forma menos doída de lidar com seu drama particular. “Elas dão mais foco à espiritualidade, na conexão consigo mesmas e com as outras pessoas”, disse à ISTOÉ Lorenzo Cohen, diretor do Programa de Medicina Integrativa do MD Anderson e responsável pela pesquisa. “Dessa maneira, fica mais fácil perceber o que realmente precisam e como alcançar essa meta.”



HOSPITAL

Na Clínica Mayo (EUA), há aulas para pacientes com insuficiência cardíaca e doenças respiratórias

A apresentação de uma pesquisa sobre ioga em um evento mundial no qual a tônica, historicamente, sempre foi a divulgação de novidades que giram em torno da medicina tradicional – novos remédios ou aparelhos, por exemplo – é emblemática. O fato é a evidência mais concreta de que a medicina ocidental está incluindo a ioga na sua lista de recursos contra as doenças. Criada há cerca de cinco mil anos no lugar onde hoje é a Índia, a ioga é uma filosofia de vida (leia mais no quadro à pág. 107). Seu princípio fundamental é o de facilitar a conexão do corpo com a mente, entendidos como uma coisa única, indissociável. Não é por outra razão que, em sânscrito, a língua usada em rituais do hinduísmo, a palavra ioga remete ao significado de atrelar. Para que isso seja possível, ela se apoia em recursos como a meditação, a respiração profunda e a execução dos ásanas, posturas corporais inspiradas em animais ou em outras referências da natureza.

Depois de desembarcar no Ocidente como mais uma excentricidade do Oriente, a prática hoje ganhou o respeito da ciência e recebeu o direito de entrar pela porta da frente em alguns dos mais renomados serviços de saúde do planeta. O método figura entre as terapias complementares disponíveis no MD Anderson, no Massachusetts General Hospital, em Boston, e no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, por exemplo.


PRÁTICA

Adepto, o cientista Krystal estuda como o método ajuda a emagrecer

Na Clínica Mayo, outro respeitado serviço de saúde, localizado também nos EUA, ela é ofertada a portadores de doenças diversas. O pneumologista Roberto Benzo, por exemplo, a aplica no tratamento de insuficiência cardíaca (o coração perde a capacidade de bombear o sangue para o corpo) e de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mal caracterizado pela destruição progressiva dos alvéolos pulmonares. “Os principais benefícios são a redução da dificuldade respiratória e a melhora do condicionamento físico”, explicou Benzo à ISTOÉ.

No Brasil, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, um dos mais importantes da rede privada do País, prepara-se para oferecer a prática como mais uma opção de seu departamento de terapias complementares. No Hospital A. C. Camargo, também na capital paulista e especializado no atendimento a pacientes com câncer, aulas de ioga começaram a ser adotadas recentemente. “Elas ocorrem uma vez por semana”, informa a professora Aline Chrispan. “As participantes controlam melhor a ansiedade que aparece durante o tratamento.”

O mesmo movimento de incorporação da ioga pela medicina vem sendo registrado nos consultórios. “Indico para alguns pacientes, como os portadores de artrose”, diz o médico Mário Sérgio Rossi, coordenador do comitê de terapias complementares do Hospital Albert Einstein. “A prática ajuda na lubrificação das articulações, sem causar traumatismo”, diz. Doença inflamatória crônica, a artrose se caracteriza pela ocorrência de dor e deformações nas articulações. Por isso, além dos remédios específicos, é importante que os pacientes mantenham a funcionalidade das articulações por meio de exercícios corretos, que não agridam ainda mais essas estruturas. Por isso a ioga, com seus movimentos suaves e alongados, é uma boa opção.


APOIO

O médico Rossi (à esq.) indica para tratar artrose. À dir. aulas no Hospital A. C. Camargo (SP)

Na clínica do dentista Fausto Ito, especialista em apneia do sono e ronco, do Rio de Janeiro, os pacientes são orientados a praticá-la, de preferência, em ambientes com pouca ou nenhuma iluminação. “A ausência da luz ajuda na produção da melatonina, um indutor natural do sono”, explica. “Os efeitos da ioga são potencializados e o resultado é a melhora na qualidade do sono.”

Uma pesquisa que acaba de ser publicada no Archives of Internal Medicine dá uma ideia da importância que a terapia vem ganhando. De acordo com o trabalho, 30% dos americanos fazem uso do método, assim como de outros do gênero, como acupuntura e meditação. E um em cada 30 pacientes recebeu a recomendação da prática de seus próprios médicos. “Há boas evidências da eficácia dessas técnicas, mas não esperávamos que o índice de aceitação pelos médicos fosse tão alto”, afirmou Aditi Nerurkar, da Harvard Medical School (EUA), autor do levantamento.

Ao mesmo tempo que sua indicação se consolida, proliferam pelos centros de pesquisas estudos para investigar o alcance de seus benefícios. Aqui no Brasil, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) atestaram o efeito do método contra a hipertensão após a realização de um trabalho que acompanhou executivos com o perfil clássico desses profissionais: estressados, ansiosos e com pressão fora de controle. “Após oito meses, houve mudanças no estilo de vida e resgate da saúde”, contou o médico Fernando Bignardi. “E deixaram de ser hipertensos.”

Nos EUA, na Boston University School of Medicine, verificou-se que a ioga apresenta resultados mais eficazes no controle de distúrbios de humor, depressão e ansiedade em comparação a outros exercícios, como a caminhada. “Em exames posteriores à realização dos exercícios, os participantes exibiam taxas mais elevadas do Gaba, uma substância cerebral cujo nível, se estiver baixo, está associado a desequilíbrios de ordem emocional”, disse à ISTOÉ Chris Streeter, professora de psiquiatria e coordenadora do trabalho.

Essa característica – a de ajudar a lidar com os sentimentos – também está fazendo da ioga uma aliada contra a obesidade. É verdade que a própria execução dos exercícios já auxilia na queima de calorias. No entanto, a ciência está constatando que o impacto é mais profundo. Um claro indicativo foi registrado em uma pesquisa da Fred Hutchinson Cancer Research Center (EUA). Os cientistas acompanharam as respostas de mulheres que estavam magras ou com sobrepeso. “Em dez anos, as praticantes ganharam menos peso do que aquelas que não faziam ioga”, explicou à ISTOÉ Alan Krystal, responsável pela pesquisa. “E isso ocorreu independentemente do nível de atividade física e dos padrões de alimentação de cada uma”, disse. Na avaliação do cientista, o que está por trás do resultado é a consciência, despertada pela ioga, do tamanho real do apetite. O método ajuda o indivíduo a perceber por que está comendo e a parar quando satisfeito.

De fato, quando usada em doenças permeadas por forte conteúdo emocional – caso da obesidade –, a ioga manifesta uma particular eficácia. Pacientes com fibromialgia, por exemplo, estão entre os mais beneficiados. A enfermidade manifesta-se pela ocorrência de dor crônica e generalizada pelo corpo. Com o passar do tempo, torna-se um inferno na vida do portador. Debilitado pela dor constante, aos poucos ele se isola, deprime-se.

Uma iniciativa da Oregon Health & Science University (EUA) revelou como o método pode ajudar. Foram recrutadas 53 mulheres com fibromialgia. As voluntárias foram avaliadas depois de ser submetidas a um programa de ioga desenhado para suas necessidades – contemplando mais fortemente aspectos como dor, fadiga, problemas com o sono e dificuldades emocionais acarretadas pela doença. Todos os pontos apresentaram melhora. Um deles chamou a atenção. “Elas ficaram mais dispostas para a vida, apesar do sofrimento”, disse James Carson, coordenador do trabalho. “E aprenderam a não dar tanto espaço a tendências ruins, como a de supervalorizar a dor.”

Na opinião de Marcos Rojo, professor e pesquisador da técnica na Universidade de São Paulo, uma das explicações para modificações como essa é justamente o estabelecimento da conexão mente-corpo perseguida pela ioga. “Ela trabalha mecanismos que têm alguma relação um com o outro. Por exemplo, se você passa por um período de muita ansiedade, pode ter alterações no sistema digestivo ou cardiorrespiratório”, diz. “Um dos objetivos da ioga é fazer o caminho inverso: trabalhar o corpo para interferir nas emoções”, afirma.

É sabido que a atuação também se dá no nível físico propriamente dito. Um exemplo é o que proporciona no caso da dor. “Quando a pessoa sente o sintoma, se contrai. Com a ioga, aprende a relaxar profundamente”, explica Luciana Brandão, do Estúdio Ioga na Cidade, de São Paulo, e pós-graduanda na Unifesp em terapias complementares. “O sangue circula mais, ajudando a reduzir a sensação”, complementa.

No caso das doenças respiratórias, o efeito produzido pelos exercícios de respiração aumenta a eficiência dos músculos que integram o sistema responsável pela oxigenação do organismo. Em uma análise realizada por médicos da Chicago Medical School (EUA), o benefício foi constatado após acompanhamento de 22 pacientes que fizeram aulas de uma hora, três vezes por semana, durante um mês e meio.

Há dois pontos ainda não completamente esclarecidos no que se refere ao uso terapêutico da ioga. O primeiro diz respeito ao formato das aulas. O segundo, à frequência com que devem ser feitas. Em relação ao tipo de aula, a tendência é criá-las para ser mais específicas. Na Escola Narayana, uma das mais tradicionais de São Paulo, os responsáveis recebem alunos interessados no auxílio que a ioga pode trazer para males distintos. “Desenvolvemos aulas de acordo com a questão de saúde de cada um”, afirma Luzia Rodrigues, coordenadora da escola. Quanto à frequência ideal, restam dúvidas. “Ninguém ainda sabe dizer ao certo”, disse à ISTOÉ Brent Bauer, da Clínica Mayo. O médico orienta seus pacientes a praticar pelo menos 30 minutos todos os dias.

Pressão sob controle

Foi um caso grave de aneurisma da aorta, há cinco anos, que fez o compositor e guitarrista Yvo Ursini, 33 anos, repensar sua vida e encontrar a ioga. Embora o problema de saúde lhe imponha algumas limitações – como não realizar exercícios que alterem o fluxo sanguíneo para a cabeça –, ele comemora os avanços. “Melhorei muito minha consciência corporal e minha pressão arterial está mais controlada.”


Postura contra a dor

Durante uma aula de ioga, é preciso capacidade de alongamento e força nos músculos de todo o corpo. Um dos resultados dessa combinação de esforços é o alívio da dor. “Tenho uma alteração na coluna lombar e a ioga me ajuda a aliviar a tensão que causa dor”, conta a administradora na área médica Carla Hellner, 42 anos.



Alívio depoisdo câncer

Após a retirada dos seios devido a um câncer, a auxiliar administrativa Adriana Ferreira Lima, 34 anos, encontrou na ioga uma forma de acelerar sua reabilitação. “Faço posturas mais lentas para recuperar a mobilidade do braço e da mão, prejudicados pela cirurgia”, fala. “Comecei há seis meses, mas já sinto que meus movimentos e minha respiração melhoraram.”


De aluno a professor

Primeiro ele se interessou como aluno. “Procurei a ioga em busca de mais sintonia entre corpo e mente”, conta o professor de educação física Isaías Lemos, 31 anos. Alguns anos depois, contente com os resultados, ele resolveu fazer um curso de especialização. “Acabei trocando a ginástica artística, modalidade da qual era treinador, pela ioga.” Hoje ele dá aula e é referência para os outros professores da modalidade, na academia Bio Ritmo, em São Paulo.

A história da filosofia



INÍCIO

O deus Shiva teria passado os ensinamentos aos hindus

Uma aura de mistério envolve as origens da ioga. Acredita-se que a filosofia tenha surgido há cerca de cinco mil anos, no território onde atualmente se localiza a Índia. Para os hindus, os ensinamentos foram dados por Shiva – deus da transformação. Durante muitos séculos não houve registro escrito da técnica: os mestres passavam os conhecimentos aos seus discípulos por meio da tradição oral. O primeiro registro data de pouco mais de dois mil anos, com o livro que ficou conhecido como “Yoga Sutra”.

A produção científica em torno do tema é ainda mais recente. Começou na década de 1920, com a criação de um instituto governamental na Índia para pesquisar os efeitos da ioga sobre o corpo. “À época essa iniciativa não foi vista com muita felicidade pelos indianos, pois a eles a tradição bastava, não era necessária a preocupação científica”, diz Marcos Rojo, professor e pesquisador de ioga na Universidade de São Paulo.

Foi, todavia, a busca pelo cientificismo que impulsionou a vinda da prática para o Ocidente. Deste lado do mundo, a ioga ganhou também outros ares, com foco maior na parte física. “A visão original da ioga entende o corpo como um meio para se experimentar sensações importantes para a evolução espiritual”, fala Rojo. A filosofia inclui princípios, como o respeito à natureza, a não violência, o controle dos impulsos e dos sentidos e o desapego de pessoas e objetos. A preocupação com o alinhamento e o tônus muscular – questões relacionadas com a parte física – foram acrescentadas após a ocidentalização da prática.

fonte: Revista Isto É

Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos


Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.


Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.

O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.

fonte: http://www.rac.com.br/

Acupuntura

Poderosa maçã


An apple a day keeps the doctor away!! Significa que mais vale prevenir do que remediar, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue, além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.


É uma fruta com propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e cordas vocais. É ótimo também para evitar a constipação intestinal, evita o envelhecimento e recentemente cientistas da Pensilvânia descobriram que a poderosa maçã também seca a gordura do corpo.

O corpo fala

Quando a boca cala.... o corpo fala!!!


Este alerta está colocado na porta de um ...espaço terapêutico.

O resfriado escorre quando o corpo não chora.

A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.

O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.

O diabetes invade quando a solidão dói.

O corpo engorda quando a insatisfação aperta.

A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.

O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.

A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.

As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.

O peito aperta quando o orgulho escraviza.

A pressão sobe quando o medo aprisiona.

As neuroses paralisam quando a criança interna tiraniza.

A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

Preste atenção!

Terapia Holística



A Terapia Holística atua em nós, seres humanos, através de n...ossos níveis sutis de consciência, tratando-nos como um todo, de forma absolutamente natural, através de técnicas e práticas holísticas, que nos possibilitam viver de forma saudável, com maior longevidade e qualidade de vida. Em momento algum ela compete com a Medicina, mas sim a complementa, tratando concomitantemente as causas e os efeitos, de quaisquer disfunções. Através dela, ampliamos o nosso autoconhecimento, permitindo-nos desta forma nos redescobrirmos!


Hoje, muitas mudanças relacionadas à reestruturação da malha magnética, que é a base da higienização planetária em plena ação, vêm desequilibrando a todos nós que aqui nesse momento vivemos. Note o que acontece ao seu redor. É comum nos defrontarmos a todo instante, com sintomas físicos, psíquicos e espirituais para os quais, dificilmente através das vias normais se encontra explicações, tais como:

Tempo cada vez mais acelerado...

Sensação de cansaço físico real...

Dores variadas pelo corpo, dores de cabeça, enxaquecas...

Medo, síndrome do pânico...

Cãibras, dormências, taquicardia...

Sensações estranhas e indefinidas; sensação de vazio...

Ansiedade, angústia, depressão, falta de sentido para a Vida...

Bem, a Terapia Holística é indicada para tratar todos os sintomas acima expostos, como também quaisquer disfunções, tais como: casos de stress, sexualidade, enxaqueca, sinusite, insônia, pré e pós-operatórios, viroses, disfunções degenerativas, fadiga física e mental, desconforto físico e emocional, depressão, ansiedade, pânico, dores em geral, falta de ar, insegurança, nervosismo, Insônia, Indecisão, má circulação, impulsividade, tensões musculares, ciática, hemorróidas, LER, alcoolismo, tabagismo, solidão, medo, entre outras.

Vivemos momento impar na vida planetária, de forma que a Terapia Holística será a cada dia, mais importante e necessária aos Sistemas de Saúde, em todos os pontos deste nosso lindo Planeta Azul. Até um ponto em que se tornará mesmo imprescindível, momento em que servirá de lastro espiritualista, como forma de dar maior estabilidade à Humanidade nesse novo milênio. Humanidade esta, que em breve começará a se recordar de quem realmente é, e, qual é o seu papel nesse plano, passando então a se conscientizar, que tudo advém do espirito e que somos todos espíritos em evolução, advindos dos mais longínquos locais de todos os Universos e, que aqui estamos por merecimento, e para colocarmos em prática tudo o que aprendemos no Mundo Espiritual, que é nosso real lar e, para enfim provarmos a nós mesmos, que estamos crescendo como Seres de Luz.

Rieki

Toxinas da casa



Já ouviu falar em toxinas da casa?


- objetos que você não usa
- roupas de que você não gosta ou não usa há anos
- coisas feias
- coisas quebradas, lascadas ou rachadas
- velhas cartas, bilhetes
- plantas mortas ou doentes
- recibos/jornais/revistas antigos
- remédios vencidos
- meias velhas, furadas
- sapatos estragados...

O 'destralhamento' é a forma mais rápida de transformar a vida e ajudar as outras eventuais terapias.

Com o destralhamento, a saúde melhora, a criatividade cresce, os relacionamentos se aprimoram.
É comum se sentir cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente cheio de entulho, cheio de tralha, pois "existem fios invisíveis que nos ligam a tudo aquilo que possuímos".

Outros possíveis efeitos do acúmulo e da bagunça:

- sentir-se desorganizado, fracassado, limitado e apegado ao passado.
> No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga
> Na entrada, restringem o fluxo da vida
> Empilhadas no chão, nos puxam para baixo
> Acima de nós, são dores de cabeça
> Sob a cama, poluem o sono.

Perguntinhas úteis na hora de destralhar:
- Por que estou guardando isto?
- Será que isto tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto?

E vá fazendo pilhas separadas...

- Para doar!
- Para jogar fora!

Para destralhar ainda mais:

- livre-se de barulhos
- das luzes fortes
- das cores berrantes
- dos odores químicos
- dos revestimentos sintéticos

E também...

- libere mágoas
- pare de fumar
- termine projetos inacabados.

Beba água



Aquanic, o aplicativo que te lembra de beber água, instale e cuide-se.

http://upnic.net/aquanic/

Liberte-se


Quando saímos por aí afirmando (eu sou assim), (eu gosto assim), (eu quero assim) estamos construindo as grades de nossa própria cela, na qual as experiências passam a ser limitadas e repetitivas, pois estamos selecionando elementos da realidade e dizendo que somos (isso) e (aquilo), quando estes na verdade são uma ilusão; por isso quando estes (isso) e (aquilo) se cristalizam em nós, adoecemos, nosso corpo fica enrijecido, perdemos o norte e o brilho no olhar, enfim, estamos distantes de nossa essência.

In lak'ech!

Querido e amado SOL!


Ele parte todos os dias levando consigo a luz que nos alimenta.


Humildemente cede lugar à lua, que a todos deslumbra.

Retorna e continua um ciclo vital!

Estrela diurna, deus em primitivas culturas, essência divina

no arrebol !

Eu te saúdo

querido e amado Sol !

Não guarde

Não importa..


Não importa o caminho, o importante é sempre fazer o bem!

Eu hoje joguei tanta coisa fora

Eu hoje joguei tanta coisa fora


E lendo teus bilhetes, eu lembro do que fiz

Cartas e fotografias gente que foi embora

A casa fica bem melhor assim

Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua

... Merecia a visita não de militares,

Mas de bailarinos

E de você e eu

Faxina da alma


Estava precisando fazer uma faxina em mim... Jogar alguns pe...nsamentos indesejados para fora, lavar alguns tesouros que andavam meio enferrujados... Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais. Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões... Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei; Joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não li. Olhei para meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas... E as coloquei num cantinho, bem arrumadas. Fiquei sem paciência!... Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: Paixões... Veja mais escondidas, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste... Mas lá também havia outras coisas... e belas! Um passarinho cantando na minha janela... aquela lua cor-de-prata, o pôr do sol!... Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças. Sentei no chão, para poder fazer minhas escolhas. Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante! Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se mando para o lixão. Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um pouco de fé para os momentos que mais precisamos... como foi bom relembrar tudo aquilo! Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista. Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurada bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar... e de recomeçar...

Curso de Cromoterapia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012