segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alimentação

Vamos dar uma volta no mercado? Perceba a quantidade em larga escala de alimentos industrializados, com os preços cada vez mais acessíveis e cada vez menos saudáveis para sua saúde, enquanto que os saudáveis, orgânicos e até mesmo na moda, estão ficando mais caros e mais escassos em nossas mesas.
Quando falamos de alimentação, devemos pensar que o que temos de saudável para consumir, é aquilo que está disponível na natureza, quando o homem cria e coloca sua mão, geralmente os nutrientes e vitaminas vão ficar da mesma maneira modificados e com grande quantidade de sódio e conservantes.
Essa alimentação inclusive está criando e provocando uma mudança do comportamento da população. Hormônios em carnes e ovos, alto teor de toxicidade e química nas frutas e vegetais acabam gerando a sociedade da raiva, da depressão, da impessoalidade.
O assunto alimentação é muito vasto e requer um imenso conhecimento, porém vamos ressaltar aqui algumas dicas, uma vez que todos necessitamos comer e comer corretamente diariamente. Você já ouviu a frase, tudo começa pela boca? A alimentação correta visa a prevenção ou mesmo tratamento de doenças e corrige o metabolismo.
A primeira coisa que vou abordar é a fome. é o nome que se dá à sensação fisiológica pelo qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida. O hipotálamo rege o centro da fome assim como a glicose no sangue. Quando está baixa, a informação recebida será de fome, e quando normal ou alto, será de saciedade.
Mas será que comemos a quantidade de comida que realmente precisamos? Temos uma ligação emocional com a comida, aumentando ou diminuindo a ingestão, de forma a prejudicar a saúde, onde descontamos raiva, depressão, TPM, irritabilidade, ansiedade e tristeza. Milhares de jovens, bombardeadas pela mídia da perfeição, criam um estereótipo chegando a algumas doenças como bulimia ou anorexia para alcançar essa perfeição. Pessoas nessa situação, mesmo em estágio inicial devem contar com o apoio da família e um profissional da saúde.
A obesidade é uma inflamação libera radicais livres na corrente sanguínea. As células ficam repletas de triglicérides, diminuindo ainda mais o metabolismo e aumentando a retenção hídrica devido ao grande excesso de sódio ingerido. Os nutrientes não chegam às células corretamente levando o obeso ao envelhecimento precoce, cansaço e indisposição. A circunferência abdominal acima de 102cm em homens e 88cm em mulheres aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares.
Terapeutas, Médicos e Nutricionistas, nesse ponto concordam entre si: devemos ter seis refeições diárias, em quantidades moderadas, com intervalo de no máximo três horas – café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e lanche, onde para esse lanche o ideal é uma porção de fruta, para no final do dia você ter consumido a sua dose diária de três frutas diferentes.
Beber água durante as refeições dilui o suco gástrico e prejudica a sua digestão, assim como sobremesas, ou mesmo frutas na comida ou como sobremesas também prejudicam, uma vez que sacarose e frutose são entendidas pelo pâncreas como mais importantes e prioritárias para a digestão do que a glicose (alimento). Portanto, água, frutas ou doces poderão ser ingeridas uma hora antes ou após as suas principais refeições.
Evite alimentar-se após às 8 da noite, horário que o seu fígado começa a descansar e mastigue sempre muito bem os alimentos, devagar e sem pressa, reserve o horário de almoço como um momento de descontração do seu dia. Faça deste momento um prazer e não uma obrigação, evite assuntos negativos à mesa e enxergue seus alimentos como fonte de luz, amor e saúde. O acompanhamento terapêutico emocional é imprescindível para o sucesso da sua dieta. Não pule refeições, pare quando satisfeito e melhore o funcionamento do seu intestino. E não se esqueça: café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo.


Alimentos proibidos:

  • Embutidos (salsicha, salame, mortadela, lingüiça, blanket de peru, etc.);
  • Enlatados;
  • Carne de porco (lembre também do presunto);
  • Queijos amarelos – provolone, mussarela, queijo prato, gorgonzola, brie, estepe, emmental, etc.;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Refrigerantes;
  • Bolachas, bolos, doces, açúcar branco e chocolate;
  • Achocolatados;
  • Farinha Branca;
  • Salgados e salgadinhos;
  • Arroz branco;
  • Fast Food;
  • Margarina, manteiga, requeijão e creme de leite;
  • Sorvete;
  • Bacon e milho;
Procure um profissional, para você verificar os alimentos funcionais para o seu caso, a melhor dieta para o seu tipo sanguíneo. A reeducação alimentar Yin e Yang ainda verifica o seu momento, personalidade, tipo físico, a estação do ano e a sua saúde em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário