segunda-feira, 13 de junho de 2011

Saúde emocional

Para os dermatologistas, a tatuagem é considerada uma lesão pigmentada artificial na pele de difícil remoção. A tatuagem emocional é a mesma coisa. Certos acontecimentos em nossas vidas marcam tanto a nossa alma, que chegam as nos deixar marcas, que mesmo com o tempo não se apagam. Podemos até não nos lembrar, mas está lá guardado, como em gavetas. É como um disco rígido do computador.
Essas tatuagens emocionais podem nos prejudicar a vida toda, se não tratadas, trazendo inclusive doenças psicossomáticas.
A vida intra-uterina é um enorme exemplo, pois a falta de afeto no desenvolvimento do feto ocasiona lesões na estrutura emocional do bebê, influenciando sua vida pós-natal, conduta e comportamento. Muitos dos problemas psicológicos que acometem atualmente a sociedade têm sua origem no útero materno, nas experiências vivenciadas pelo feto e emoções transmitidas do meio externo pela mãe.
Infelizmente as tatuagens emocionais não são como as tatuagens no corpo, que completam um visual bonito e arrojado, para quem gosta, é claro. As emocionais marcam experiências, episódios e momentos que afetam de forma efetiva nossas emoções.
Essas cicatrizes podem causar sérios danos psíquicos e as consequências podem ser, nos fecharmos para o mundo, tornamos pessoas mais racionais ou duras, calejadas e dentro de uma capa protetora, nos afastando da vida, contribuindo para formar delinquentes na sociedade, criar uma auto-imagem desfigurada e feia.
Seja grande demais para sentir-se ameaçado.
Uma atitude confiante e responsável nos torna menos vulneráveis.
O controle dos pensamentos traz nova vida.
Extirpe todas as cicatrizes emocionais dentro de você. O perdão é um grandioso começo e remove muitas vezes por completo certas tatuagens. Você pode perdoar se assim o quiser e suas razões para perdoar são mais importantes. E por fim, abrace-se, e perdoe-se, pois você faz erros, mas os erros não fazem você.


PENSE NISSO

Tenho tido relacionamentos saudáveis ou de escravidão?
Tenho forças para realizar os meus projetos ou sinto tanto ódio que quase sempre reajo com violência?
Sou prudente em minhas ações ou geralmente sou inseguro?
Sou organizado ou sinto ansiedade e compulsões?
Tenho sentido angústia, tristezas e depressões?
Ajo nas situações com gratidão ao aprendizado?
Sinto que estou me divertindo?
Sinto-me eufórico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário