segunda-feira, 13 de junho de 2011

Corpo Físico

Em primeiro lugar entender nosso corpo, que é o veículo para a nossa jornada em direção à libertação, mantê-lo cuidadosamente, e depois olhá-lo com amor e respeito.” (Swami Muktananda)

Até hoje nos surpreendemos com as maravilhas da engenharia, da arquitetura e da tecnologia, com incríveis túneis que passam por baixo do mar, arranhas-céus a perder de vista e equipamentos incríveis com funcionamento quântico, porém, se pararmos para pensar, ainda não foi todo e completamente desvendado as maravilhas do corpo humano: o milagre do cérebro, com o coeficiente de bilhões de células; o aparelho elétrico do sistema_nervoso, com os gânglios à maneira de interruptores e células sensíveis por receptores em circuito especializado, com os neurônios sensitivos, motores e intermediários, que ajudam a graduar as impressões necessárias ao progresso da mente, dando passagem à corrente nervosa, com a velocidade aproximada de setenta metros por segundo; a câmara ocular, onde as imagens viajam, da retina para os recônditos do cérebro, em cuja intimidade se incorporam às telas da memória, o parque da audição, com os seus complicados recursos para o registro dos sons e para a fixação deles, que seleciona ruídos e palavras, definindo-os e catalogando-os na situação e no conceito que lhes são próprios; o centro da fala; a sede miraculosa do gosto, nas papilas da língua, com um potencial de corpúsculos gustativos que ultrapassa o número de 2.000; as admiráveis revelações do esqueleto ósseo; as fibras musculares; o aparelho digestivo; o tubo intestinal; o motor do coração; a fábrica de sucos do fígado; o vaso de fermentos do pâncreas; o caprichoso sistema_sangüíneo, com os seus milhões de vidas microscópicas e com as suas artérias vigorosas, que suportam a pressão de várias atmosferas;
o avançado laboratório dos pulmões; o precioso serviço de seleção dos rins; a epiderme com os seus segredos dificilmente abordáveis; os órgãos veneráveis da atividade genésica e os fulcros elétricos e magnéticos das glândulas no sistema endocrínico.
Se pensarmos no nosso corpo físico denso como um conjunto de sistemas que irá nos levar para onde quisermos durante toda a nossa vida, concluímos que devemos respeitar e mantê-lo em ordem e saúde.
Quando temos uma disfunção emocional ou mesmo metal e energética, seguimos em frente, porém o nosso corpo físico nos faz parar diante da dor ou da doença. E isso pode acontecer com cada vez mais frequência dependendo de como levamos a nossa vida, de como cuidamos desse corpo físico.
Interessante observar como adultos maduros e bem resolvidos voltam a ser crianças mediante uma situação de doença que os faz parar, às vezes até mesmo com enfermidades mais comuns como o resfriado, febre ou dores no estômago.
O nosso corpo tem sua própria sabedoria, a qual nos envia sinais e transmite mensagens. De uma perspectiva holística, toda doença tem uma razão que se oculta sob o sintoma percebido. Tratando apenas o sintoma, a doença pode abrandar ou até mesmo te abandonar, mas acabará voltando se não for tratada também a causa-raiz.
Toda doença é resultado de um desequilíbrio na vida. É útil neste momento observar o estilo de vida que leva e qualquer aspecto da vida que possa precisar de mudança para o bem maior.
Embora possa ser um lugar-comum dos tempos modernos, o corpo ainda é visto como um verdadeiro templo. Podemos ver o corpo ainda como um amigo que sempre quer nos ajudar e apoiar, mantendo-nos saudáveis e felizes. Se alguma coisa dá errado ou não segue na direção que a vida quer que sigamos, seja em nosso modo de pensar ou de forma mais geral, recebemos sinais do corpo, em outras palavras, uma mensagem do nosso amigo.
O corpo está tentando dizer alguma coisa quando sentimos dor, temos uma infecção ou um sintoma físico. Podemos não compreender esta mensagem ou até mesmo não dar ouvidos a ela, e a nossa reação habitual é nos livrarmos do desconforto e dos sintomas o mais rápido possível. No entanto, se queremos que o corpo seja curado de forma consciente e correta, e não apenas o sintoma, precisamos ouvir essas mensagens, decifrá-las, entendê-las.
É importante que vejamos as doenças e os desequilíbrios físicos como ferramentas de ensinamento para o nosso crescimento. Se contrairmos repetidas vezes a mesma doença, ou estivermos constantemente doentes, então obviamente não aprendemos o que nosso corpo necessita fazer ou parar de fazer.
Devo ressaltar que cada indivíduo é diferente, e portanto a mesma doença ou dor pode significar coisas diferentes para as pessoas. Onde num resfriado, uma pessoa pode ter contraído por diminuir a imunidade perante uma tristeza e a outra pessoa pode ter contraído por vento frio.
De todos os nossos corpos, levando em consideração que são eles o físico, mental, emocional, energético, espiritual e ambiental, o corpo físico é o que nos dá dicas mais claras sobre os desequilíbrios em nossas vidas.

“O corpo físico é o único meio que o nosso nível mais elevado ou consciência eterna tem para se comunicar com nossa consciência de personalidade. Desacelerar o corpo, nos permite olhar em volta e analisar as feridas realmente importantes que devemos sanar.” (Marlo Morgan)

Um fator importante a frisar aqui, é que quando uma doença física se manifesta, ela já existe no seu corpo energético.
Para termos o nosso corpo físico sempre em equilíbrio e saúde, devemos tomar alguns cuidados como: alimentação correta, atividade física na medida certa, dormir na quantidade necessária ao nosso organismo, beber água de acordo com o nosso peso, evacuarmos todos os dias e ter uma vida sexual saudável para com isso termos também a qualidade de vida almejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário