segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sono

O sono é uma das formas mais preciosas de abastecimentos energético. É por meio do sono que o cérebro se recompõe para receber novas informações após o período de descanso, pois ele se desgasta ao funcionar ininterruptamente.
O nosso organismo é um reloginho perfeito e equilibrado. E devemos lembrar disso também ao falarmos sobre o nosso sono. O horário ideal para ir dormir, é às 22:30hs, uma vez que às 2 da manhã, nosso organismo receberá uma carga de serotonina, tendo dormido ao horário indicado, neste momento estaremos em sono profundo, e receberemos corretamente essa serotonina. Esse neurotransmissor é responsável pela liberação de alguns hormônios, regulação do ritmo cardíaco, sono e apetite. Os principais transtornos também estão ligados à serotonina, como o Transtorno Bipolar, do Pânico e Obsessivo-Compulsivo, assim como as pessoas com depressão, apresentam baixo nível de serotonina. Às 4 da manhã, receberemos uma carga sutil de adrenalina avisando ao nosso organismo que em poucos instantes estaremos de pé novamente, uma vez que por milhões de anos, os seres humanos acordaram e se levantaram ao amanhecer. A vida moderna nos trouxe além da distorção desses horários, muito tempo sentados ou mesmo deitados, o que prejudica consideravelmente nossos rins, que foram feitos para trabalharem de pé.
A falta de sono pode provocar distúrbios profundos, sensação de mal-estar, incapacidade física e mental de agir, atuar, interagir e viver as experiências do cotidiano. Pessoas que têm insônia, geralmente desenvolvem depressão, e pessoas depressivas, geralmente têm insônia.
A insônia também pode ser provocada pelo medo e ansiedade pelo amanhã, o que aumenta o fluxo sanguíneo em seu cérebro. O professor W.C. Anderson, da Universidade de Yale, resolveu pesar o pensamento. Em uma balança colocou duas pessoas de mesmo peso. Para uma das pessoas, pediu que resolvesse uma questão muito importante e a balança pendeu para a cabeça desta pessoa. Então pediu que ela parasse e começasse a imaginar que estaria correndo, e concentrasse sua energia e pensamento em suas pernas. Então a balança pendeu para as suas pernas. Por esta razão, antes de dormir, relaxe seus pensamentos e seu corpo para não gerar uma insônia.
Pesquisas apontam que o ideal para todos os seres humanos é dormir 8 horas por noite, porém é importante avaliar caso a caso de forma holística e verificar a necessidade de tempo de sono de cada pessoa e o período de sono que ela usufrui. Muitas pessoas não dormem em horário natural.
Banhos mornos, chazinhos naturais, alimentação leve, relaxamento da mente, ou mesmo levar a energia para os pés imaginando a respiração ocorrendo lá, podem ajudá-lo a dormir, porém existem casos crônicos e, buscar ajuda profissional nesses casos pode ser uma ótima saída.
Procure evitar maçã, cafeina, atividades físicas e mentais intensas e alimentos pesados após às 8 da noite.
Obs. Pessoas que passam a noite em ambiente fechado com música alta, devem permanecer 24 horas dormindo sem pausa, para recuperar o Sistema Nervoso.

Faça uma agendinha e nela marque a hora que foi dormir e a hora que acordou por pelo menos 3 semanas. Repare os dias que acordou ou esteve cansado e sem energia e os dias mais disposto. Com isso faça uma média e veja a necessidade do seu organismo da quantidade e qualidade do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário