segunda-feira, 13 de junho de 2011

Chakras

Um dos nossos enganos mais comuns, é considerar que o limite do nosso poder de percepção é também o limite de tudo aquilo que há para perceber.” (C.W.Leadbeater)
Outra parte de nosso corpo energético fundamental é o chakra. Chakra é uma palavra em sânscrito que significa roda ou vórtice. Os chakras são centros e energia vital que se relacionam com os corpos energéticos da aura humana e por sua vez com nosso corpo físico. Podem ser descritos como vórtices, ou centros de força, que estão alinhados ao longo da linha média do corpo
É importante abrir os chakras e aumentar o fluxo de energia porque, quanto mais energia deixarmos fluir, tanto mais sadios seremos. A doença do sistema é causada por um desequilíbrio da energia ou uma obstrução do seu fluxo. Em outras palavras, uma falta de fluxo no sistema da energia humana acaba levando à doença. Isso também distorce nossas percepções e deprime nossos sentimentos e, por esse modo, interfere numa serena experiência de vida. Não estamos preparados psicologicamente, entretanto, para ficar abertos sem trabalhar e sem desenvolver nossa maturidade e clareza.
Cada um dos cinco sentidos está vinculado a um chakra. O tato ao primeiro chakra; a audição, o olfato e o gosto ao quinto (ou chakra da garganta); e a visão ao sexto chakra (ou terceiro olho).
Os chakras do corpo áurico têm três funções principais:
1. Vitalizar cada corpo áurico e, assim, o corpo físico.
2. Provocar o desenvolvimento de diferentes aspectos da autoconsciência. Cada chakra está relacionado com uma função psicológica especifica.
3. Transmitir energia entre os níveis áuricos. Toda camada áurica tem seu próprio conjunto de sete chakras maiores, cada qual localizado no mesmo lugar do corpo físico. Como cada camada sucessiva existe em oitavas de freqüência que aumentam cada vez mais, isso é possível. Para o quarto chakra, por exemplo, há realmente sete chakras, cada qual de uma faixa de freqüência mais elevada do que a anterior. Esses chakras parecem estar aninhados dentro uns dos outros, como se fossem lentes que se encaixam. Cada chakra em cada camada mais elevada estende-se ainda mais no campo áurico (até a borda de cada camada áurica) e é ligeiramente mais largo do que o que lhe fica abaixo.
Existem sete chakras principais localizados nos sete principais campos de energia em todos os indivíduos, além de inúmeros outros descritos em outros títulos nacionais e internacionais. Um chakra saudável vibra com regularidade em movimento circular se assemelhando à um funil, ampliando-se à medida que se distancia do corpo. Os chakra são vórtices que regem o nosso bem-estar físico, emocional, mental e espiritual.
Quando um chakra é saudável, equilibrado e aberto, as partes específicas do corpo a ele ligadas também são saudáveis. Quando um chakra está bloqueado, lesado ou fechado, o equilíbrio nele está perturbado e isso se reflete na saúde a parte do corpo a ele relacionado. Sentimentos, energias, alimentação, tudo pode influenciar nos nossos chakras.
O chakra básico, localizado na base da coluna, é relacionado com nossos pés e pernas, ligado às glândulas supra-renais, bexiga, genitais, espinha e quadris. Acarreta em desarmonia medo de estar no mundo, sente-se ameaçado, agressivo, atitude defensiva, incoerência, inconstância, acessos de pânico. Diarréia, constipação, hemorróidas, impotência, problemas intestinais e região lombar.
O chakra sacro, localizado entre o osso pubiano e o umbigo, está relacionado com os calcanhares e os pulsos, ligado aos órgãos reprodutores, funções líquidas do corpo, órgãos digestórios, rins, trato urinário e a região lombar. Acarreta em desarmonia falta de amor próprio e de auto-aceitação, dificuldade em digerir as emoções, incapacidade de comprometimento, insatisfação sexual. Problemas genitais e urinários, digestivos e coluna na região lombar.
O chakra plexo solar, localizado entre o umbigo e a base da caixa torácica, é relacionado com pernas e antebraços, ligado ao estômago, fígado, glândulas supra-renais, vesícula biliar, pâncreas, baço, sistema digestório, região dorsal. Acarreta em desarmonia sensação de bloqueio, culpa e vergonha, dependência das relações, problemas com os órgão acima citados.
O chakra cardíaco, está relacionado com joelhos, cotovelos e região pélvica. Ligado ao coração, timo, pulmões, circulação e pressão sanguíneas, sistema imunológico, parte superior das costas, braços e mãos. Em desarmonia acarreta medo do amor e da intimidade, medo de ser tocado, medo de acolher os outros. Doenças cardíacas, circulatórias, sistema imunológico, artérias, seios, quadris, brônquios, esôfago.
O chakra laríngeo, está localizado na região da garganta, relacionado com a região pélvica e ombros. Ligado à garganta, voz, glândula tiróide, pulmões e braços, trato digestivo, pescoço, mandíbula, esôfago, metabolismo. Em desarmonia acarreta rigidez, relutância em comprometer-se, frustração na comunicação, medo de expressar-se e de desenvolver a sua própria individualidade. Problemas com garganta, pescoço, ombros, tiróide, sistema nervoso, boca, dentes, língua, maxilar, traquéia, espinha cervical.
O chakra frontal, está localizado entre as sobrancelhas, tem relação com a testa. Ligado à glândula pituitária, cérebro inferior, hipotálamo, olhos, nariz, espinha, ouvidos, sistema nervoso autônomo. Em desarmonia acarreta numa pessoa julgadora, com ilusões, alucinações, esconde os sentimentos atrás de pensamentos. Tumores cerebrais, derrames, insônia, desequilíbrios hormonais, dores de cabeça, depressão, enxaqueca, sinusites,tontura, ouvidos, olhos, sistema endócrino,
O chakra coronário está localizado no topo da cabeça, tem relação com a glândula pineal. Em desarmonia a pessoa se torna muito materialista, problemas nos nervos, tumores no cérebro, derrames, desordens psicóticas, alienação, choque, incapacidade de encarar a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário