segunda-feira, 13 de junho de 2011

Exercício de relaxamento

Primeiramente, eleva o nível de tensão em um grupo muscular, tais como perna ou braço, contraindo o músculo e, depois, relaxando-o. Concentre-se em deixar a tensão ir embora em cada músculo. Então, trabalhe outro grupo muscular. Seja cuidadoso, contudo, não force os músculos próximos às regiões dolorosas.

Escolha uma palavra ou frase como se fosse uma “deixa” para você relaxar e, então, repita-a constantemente. Enquanto repetir a palavra ou frase, tente respirar profunda e lentamente e pense em algo que lhe dá sensação de bem-estar.

Também conhecida como visualização, este método resume-se em deitar-se tranqüilamente e imaginar-se num ambiente calmo e prazeroso. Além de vivenciar que está em outro ambiente, você poderá experimentar todas as sensações, como se realmente tivesse lá. Por exemplo, imagine deitado em uma praia.

Visualize o céu todo azul, o cheiro do mar, o barulho das ondas e o frescor da brisa em sua pele. As mensagens que seu cérebro recebe conforme você visualiza o cenário ajudará a relaxar.
Não importa qual método de relaxamento você escolha, as dicas a seguir podem ajudá-lo a vencer os problemas.

Se o relaxamento lhe parece algo novo, você pode não notar os benefícios imediatos. Em princípio você pode se sentir desconfortável. Trabalhe suas habilidades de relaxamento pelo menos 1 ou 2 vezes por dia até que sinta pronto e que o momento relaxante venha com naturalidade. Quando você começar, um lugar tranqüilo e uma música suave podem ajudar. Mas procure trabalhar o relaxamento sem o uso da música, pois, caso esta não esteja disponível, você conseguirá relaxar em qualquer lugar.

Desaperte o botão das roupas e tire os sapatos e o cinto, se necessário.

Pratique o relaxamento em diferentes horas do dia. A idéia é aprender a relaxar a qualquer hora e em qualquer lugar caso precise.

Mantenha sua atenção para o relaxamento. E não se preocupe como está lidando com o processo. Isso leva prática e tempo para que adquira a habilidade necessária. Algumas palavras ou imagens (que tal se imaginar sentado na areia de uma praia deserta, ouvindo o som das ondas do mar??) podem ajudar a ficar mais relaxado, confortável e com a sensação de estar flutuando. Uma boa dica é ouvir um mantra enquanto você está relaxando e procurar repetir o que está ouvindo.

Obs. Não faça respirações e meditações antes de dormir, uma vez que aumentam a oxigenação e circulação sanguínea cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário